quarta-feira, 27 de abril de 2011

5 dicas de design que se aprende com a Apple

1-Mantenha-o simples

Veja o site da Apple. Não pense no que você vê, mas no que não vê. Vou dar uma dica: você não vê tudo que você vê neste site do Microsoft Office. A resposta é poluição visual. A página inicial deve nos dizer tudo sobre nossa empresa, falar de todos os nossos produtos nos mínimos detalhes, listar todas as vantagens do produto e deixar o logo no maior tamanho possível. Certo? De acordo com a Apple, não.


A diferença entre o site da Apple e do MS Office 2010 - diferença gritante


A Apple sacrifica um pouco da usabilidade, fazendo com que o usuário tenha que clicar mais de uma vez para poder visualizar determinada informação apenas para não saturar a tela dele – que no final das contas, seria tão trabalhoso para o usuário filtrar todas as informações em uma página só do que separar de forma que fique fácil de achar.

2-Use fotos fantásticas

Um dos motivos que levou a Apple a diminuir o uso de gráficos supérfluos, foi para mostrar o que realmente é importante: seus produtos. Olhe as fotos que eles usam; é quase impossível não fixar seus olhos naqueles aparelhos durante vários segundos.


Em uma mistura de fotografia profissional, renderização 3D e, claro, Photoshop, as imagens realmente chamam a atenção. Outro detalhe são os tamanhos das imagens; ocupam boa parte da tela. De nada adianta passar horas editando uma foto para que fique super legal apenas para diminuí-la a um tamanho de thumbnail e colocar no site.

É possível aprender que não basta tirar uma foto e jogar no site (ou folder, revista, etc) de qualquer maneira. Gaste um pouco mais de tempo (ou dinheiro, contratando alguém que saiba fazer algo incrível) e faça algo fantástico.

3-O contraste é a chave

Outra coisa que faz com que as fotos de produtos da Apple sejam tão incríveis é o ambiente no qual estão contidas. O cérebro humano ama contraste. É o motivo da gente ficar impressionado com o pico de uma montanha no horizonte, acima de um oceano. É o que faz a gente ficar com água na boca ao ver aquele iPhone preto brilhante em um fundo branco. É aconselhado que você sempre procure utilizar o contraste seletivo em tudo que você criar. Quer seja contraste de cor, tamanho, peso de fonte, etc.




4-Dê atenção aos detalhes

A Apple parece focar bastante nos detalhes. Todos os pixels de seu site e afins são planejados. Nunca caia na armadilha de dizer “ninguém vai notar” ou “tá bom o suficiente”. Muitas vezes é o tempo gasto com os mínimos detalhes que separam os bons designers dos ótimos designers.

Não acredita em detalhes? Veja a região dos logos de redes sociais do site do Microsoft Office e me diga que não te deu um frio na espinha.


5-Crie propagandas instrutivas

Para reforçar a mensagem que o mouse possui uma superfície multi-toque, a Apple criou a imagem abaixo. Mesmo sem o título, quase todo mundo consegue compreender o que está acontecendo na figura e consequentemente entendem como usar essa nova tecnologia com a qual não estão acostumados.


No entanto, a Apple vai muito além de ilustrações. Praticamente qualquer pedaço de hardware e software no site deles possui um vídeo explicativo. Isto ajuda horrores na hora de reduzir o suporte técnico a questões frequentes.  Dê uma olhada na biblioteca de vídeos institucionais da Apple para ver como funciona.

Em resumo:

A Apple Inc. é basicamente sinônimo de “design classudo”. Existe muito que podemos observar destas obras de arte que vão além de imitar o efeito de reflexo que eles colocam em tudo. Essas dicas foram dadas para serem aplicadas no seu próprio trabalho de maneira única. Use elas como inspiração.

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