sábado, 21 de maio de 2011

Diferença entre Vetor e Bitmap




Parece que não mais muita gente por ai ainda tem duvidas sobre a diferença entre Bitmap e Vetor, na pratica tudo pode parecer um pouco lógico, porém a idéia desta matéria é tirar de uma vez ´por todas estas duvidas.

O que é um Bitmap?

Como o nome já diz, Bitmap é um “Mapa de Bits” e também é chamado de “Raster” ou “Imagem Rasterizada”. Este tipo de imagem é utilizado para fotos ou artes com degradês complexos como pinturas digitais, renderizações 3D, etc. A estrutura da imagem bitmap é formada por um grid de pixels, onde cada pixel representa uma cor.

A edição de imagens bitmap é feita alterando-se as cores de cada pixel do mapa de bits e os programas mais populares para este tipo de tarefa são o fantástico Photoshop e o Gimp ( a alternativa Open Source ). O problema das imagens bitmap são em relação ao redimensionamento. Quando se aumenta o tamanho de um bitmap, os pixels são multiplicados e a imagem perde definição, ficando mais embassada, assim como na ima gem abaixo.


Os tipos mais comuns de imagens bitmap são:

JPEG – Criado em 1983 por Eric Hamilton, “Joint Photographic Expert Group” é a principal compressão bitmap para câmeras fotográficas e pode possuir as seguintes extensões: ‘.jpeg’, ‘.jpe’, ‘.jpg’, ‘.jfif’ ou ‘.jfi’;

BMP ou DIB – Criado pela Microsoft, é chamado de “Device Independent Bitmap (DIB)” ou simplesmente “Windows Bitmap (BMP)” e pode possuir as seguintes extensões: ‘.bmp’ ou ‘.dib’;

PNG - Criado em 1996 pela W3C, o “Portable Network Graphics” possui o canal alpha, podendo possuir fundo transparente. Usa a extensão ‘.png’;

GIF – Criado em 1987 pela CompuServe, o “Graphics Interchange Format” pode possuir animação e fundo transparente, possuindo a extensão ‘.gif’;

TIFF – Criado pela Aldus (hoje chamada de Adobe), o “Tagged Image File Format” é utilizado para intercâmbio entre plataformas como Windows, Mac e Linux e transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição e pode possuir as extensões ‘.tif’ ou ‘.tiff’.

Sendo assim, se queremos um trabalho de qualidade, devemos evitar a ampliação de imagens bitmap, ou utilizar imagens de alta resolução.

O que é um Vetor?

Uma Imagem Vetorial, também chamada de “Desenho Vetorial”, é gerada a partir do cálculo matemático de formas geométricas, e é composta por curvas, elipses, polígonos, textos, etc. É geralmente utilizada para confecção de logotipos ou ilustrações em alta definição, ou seja, use imagens vetoriais para obter o máximo em resolução possível.

Diferente de um Bitmap, a imagem Vetorial não perde a definição quando é redimensionada, pois suas formas são totalmente recalculadas a cada alteração.



Outro fator interessante de uma imagem vetorial é em relação ao tamanho do arquivo, pois enquanto um bitmap tem que guardar as informações de cor para cada pixel ficando por exemplo com 3Mb, o vetor apenas repete a incidência da mesma cor várias vezes com base em um cálculo, ficando por exemplo com 60kb, ou seja, enquanto um arquivo Bitmap armazena as informações de cores para cada pixel da figura, assim como no exemplo:

posição(0,0)=Preto;posição(0,1)=Preto....posição(0,48)=Preto;posição(0,49)=Preto;
posição(1,0)=Preto;posição(1,1)=Branco....posição(1,48)=Branco;posição(1,49)=Preto;.....
posição(48,0)=Preto;posição(48,1)=Branco....posição(48,48)=Branco;posição(48,49)=Preto;
posição(49,0)=Pretoo;posição(49,1)=Preto....posição(49,48)=Preto;posição(49,49)=Preto;......


A figura gerada por um editor vetorial (vetor), guarda apenas o necessário para se desenhar um quadrado, que é a cordenada inicial e a final, o que resumiria tudo isso acima em apenas uma linha :

Quadrado(0,0);(49,49)=Preto;

Entre os programas mais utilizados para edição vetorial estão o famoso Illustrator, o Corel Draw e o Inkscape ( a alternativa Open Source ).

Os tipos mais comuns de imagens vetorias são:

SVG – Scalable Vectorial Graphics, Criado em 2001 por coordenação da W3C com o apoio das empresas: Adobe, Agfa, Apple, Canon, Corel, Ericsson, HP, IBM, Kodak, Macromedia, Microsoft, Nokia, Sharp e Sun Microsystems. É o padrão para gráficos vetoriais recomendado pela W3C e possui as extensões ‘.svg e ‘.svgz’;

CDR – Formato vetorial do Corel Draw, usado com a extensão ‘.cdr’

AI – Formato vetorial do Adobe Illustrator usado com a extensão ‘.ai’

EPS – Criado pela Adobe, o “Encapsulated PostScript” pode conter imagens e vetores. Um EPS não pode ser editado diretamente e quando algum programa abre um EPS, ele requer a especificação da resolução desejada e em seguida ele é transformado em bitmap. Foi muito usado antigamente, mas hoje é usado o formato PDF por ser de qualidade muito superior. As extensões usadas são ‘.eps’, ‘.epsf’ ou ‘.epsfi’

WMF – Criado pela Microsoft, o Windows Meta File foi desenvolvido para executar na camada Windows GDI e pode conter imagens e vetores, além de conter funções próprias embutidas para exibição no sistema operacional Windows e pode possuir as extensões ‘.wmf’, ‘.emf’, ‘.wmz’ ou ‘.emz’

É isso ai pessoal. Espero que este artigo tenha servido de auxílio para desmitificar os tipos de imagens bitmap e vetorial.

0 comentários:

Postar um comentário